PAINEL1 “Antropologia na América do Sul: algumas reflexões”:
O painel terá como objetivo apresentar a Rede de Antropologias do Sul e reunir antropólogos de cinco países da América do Sul (Brasil, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Argentina) para apresentarem suas experiências e práticas de pesquisa em contextos de engajamento e crítica à colonialidade do poder.
Objetivos do painel:
A Rede de Antropologias do Sul: em se constitui? Quais principais propostas
Experiências, práticas de pesquisa, engajamentos e reflexividade: antropólogxs de cinco países da América do Sul – Brasil, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Argentina.
Instituto de Culturas Aborígenes, Córdoba, Argentina
Rede de Antropologias do Sul
Alhena Caicedo
Asociación Colombiana de Antropología (ACANT), Colômbia
Alfredo Wagner Berno de Almeida
Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Brasil
Mediadorado Painel
Deborah Bronz
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Enlace web Painel II:
PAINEL II “Pertencimento, Engajamento e Crítica: a antropologia sob novas perspectivas”:
O painel terá como objetivo reunir antropólogos e antropólogas que pertencem a povos indígenas, comunidades quilombolas e povos de terreiro do Brasil, para refletirem sobre suas experiências de pesquisa e engajamento, colocando em perspectiva a própria antropologia e ampliando suas possibilidades teóricas, analíticas e etnográficas.
Objetivos do Painel:
Reunir antropólogos que pertencem a povos indígenas, comunidades quilombolas e povos de terreiro do Brasil, para refletirem sobre suas experiências de pesquisa e engajamento, colocando em perspectiva a própria antropologia e ampliando suas possibilidades teóricas, analíticas e etnográficas.